Neoenergia retira 2,5 toneladas de cabos irregulares em postes do Recife Antigo.
- preservepaulista

- 1 de abr. de 2025
- 2 min de leitura

A Neoenergia Pernambuco finalizou a organização das redes em 40 ruas do bairro do Recife Antigo. Durante quatro meses, equipes técnicas da distribuidora atuaram na inspeção e limpeza de mais de 850 postes na região, retirando aproximadamente 2,5 toneladas de fios, caixas e demais equipamentos de telecomunicações instalados de forma irregular.
Material Removido No Recife Antigo.
Entre o material removido, estavam cabos de empresas que utilizavam os postes de maneira clandestina, sem contrato com a distribuidora, o que causava sobrecarga nas estruturas e aumentava os riscos de acidentes e incêndios.
Trabalho vai continuar em todas as regiões do estado.
Essa ação integra uma força-tarefa da Neoenergia Pernambuco para combater ligações irregulares em todo o Estado. Somente no mês de abril, equipes estarão atuando em 12 municípios: Caruaru, São Caetano, Bezerros, Agrestina, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Petrolina, Belém de São Francisco, Floresta, Cabo de Santo Agostinho e Abreu e Lima.
“Estamos com equipes mobilizadas em diversas regiões de Pernambuco, com o objetivo de reduzir ao máximo os riscos causados pelas instalações irregulares de telecomunicações. Apenas no ano passado, retiramos 105 toneladas de equipamentos, totalizando mais de 310 toneladas nos últimos quatro anos”, destacou Fábio Barros, gerente operacional da Neoenergia Pernambuco.
Apesar do empenho da distribuidora, a instalação e manutenção das redes de telecomunicações é de responsabilidade das próprias operadoras de telefonia, internet e TV por assinatura. Cada empresa deve zelar por sua rede conforme previsto nos contratos de compartilhamento dos postes. No entanto, diante da negligência de grande parte dessas operadoras, a Neoenergia vem conduzindo diretamente as ações de ordenamento.
Regularização
A Neoenergia Pernambuco reforça que o uso compartilhado dos postes é regulamentado pelas Resoluções Conjuntas nº 001/1999 e nº 004/2014 (Aneel, Anatel e ANP), além da Resolução nº 1.044/2022 da Aneel. As normas exigem que todas as empresas estejam devidamente regularizadas e sigam os padrões técnicos e comerciais estabelecidos pelos órgãos reguladores.
Fonte: Neoenergia.



Comentários