
RIO TIMBÓ
RIO TIMBÓ
O Rio Timbó é localizado entre as cidades de Igarassu, Abreu e Lima e Paulista, no litoral Norte de Pernambuco. Seu estuário tem aproximadamente 1397 hectares, abrigando principalmente vegetação de mangue. O rio Timbó tem grande importância social, cultural e econômica pra população, servindo de aporte para atividades socioeconômicas, como pesca artesanal e atividades turíticas, utilizados como fonte de renda. O sistema estuarino ao longo do rio possui grande aporte de paisagens como restingas, manguezais, mata e coqueirais.
No entanto, essa grande diversidade de paisagens tem sofrido degradação ambiental, provocado pelo acúmulo de resíduos sólidos, destruição da vegetação, aterros, queimadas e invasões. Aos poucos essas intervenções ambientais têm acarretado além de perdas de biodiversidade e econômicas, também há perdas culturais, principalmente por pescadores e comunidades do entorno que perdem gradativamente sua identidade cultural do vínculo com o território.
Os impactos ao longo do rio Timbó estão relacionados a alterações de paisagens para construções, desmatamento, coleta de moluscos, navegação, deposição de lixo inadequada, deposição de esgoto, invasão de áreas públicas e as atividades turísticas sem fiscalização. A intensidade dessas atividades tem influenciado na vida da população local, principalmente as populações mais vulneráveis, dependente dos recursos ambientais do rio ou que trabalham com turismo.
Para que haja a melhoria das condições ambientais do rio Timbó e outros é necessário além da conscientização ambiental da população, maior investimento em fiscalização dos usos do local quanto a construções civis, preservação e conservação, como também maior organização e investimento quanto moradias adequadas para a população vulnerável e saneamento básico.